CURSOS TÉCNICOS

Últimos dias de inscrições dos cursos técnicos do campus Parauapebas

Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 14h53 | Última atualização em Sexta, 01 de Junho de 2018, 14h58 | Acessos: 3163

Na próxima segunda-feira (4), encerram as inscrições para os cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), em Parauapebas. No total, são oferecidas 80 vagas, sendo 40 para o curso técnico em Eletromecânica e 40 vagas para o curso técnico em Meio Ambiente.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE!

Os cursos técnicos ofertados na forma subsequente são destinados aos candidatos que já concluíram o Ensino Médio regular ou receberam certificação por meio do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.concursos.ifpa.edu.br. Antes de se inscrever, é necessário que o candidato realize cadastro no mesmo site e faça a inscrição em seguida.

O candidato deve optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas do Sistema de Cotas, que disponibiliza 50% das vagas aos candidatos que tenham estudado o Ensino Médio em escolas da rede pública.

A inscrição no processo seletivo será confirmada somente após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50, que deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até a terça-feira (5).

Após o processo de inscrição, os candidatos realizarão uma prova de redação no dia 24 de junho, em local que será divulgado pela Comissão do Processo Seletivo a partir do dia 11 de junho.

AUXÍLIO ESTUDANTIL

Os candidatos aprovados no processo seletivo, depois da matrícula, poderão solicitar auxílio alimentação e/ou auxílio transporte, que é oferecido pela instituição para que os alunos em situação de vulnerabilidade consigam frequentar as aulas e concluir o curso.

SOBRE OS CURSOS

Os cursos na forma subsequente são organizados e planejados para proporcionar formação profissional técnica de nível médio ao aluno, ampliando a qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho. Ao concluir o curso, o aluno recebe diploma de técnico de nível Médio.

O profissional formado em Eletromecânica atua nas áreas industriais com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico, de transformação e extrativa em geral, em empresas de manutenção e reparos, em instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos. Atua em grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de eletromecânica, em laboratórios de controle de qualidade, de calibração e manutenção.

Já o técnico em Meio Ambiente atua em instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, em estações de tratamento de resíduos. Pode ser um profissional autônomo, com empreendimento próprio. Atuar em empresas de licenciamento ambiental, em unidades de conservação ambiental, bem como em cooperativas e associações.