IFPA assina protocolo de intenções com o ITV

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 19h11
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 19h13
  • Acessos: 829

No dia 16 de fevereiro de 2023, o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Associação Instituto Tecnológico Vale (ITV) firmaram um importante acordo de colaboração ao assinar um protocolo de intenções no Espaço Nosso Norte. O objetivo dessa parceria é estabelecer uma cooperação técnica, científica e educacional entre as duas instituições para promover o desenvolvimento tecnológico e social da região.

O IFPA é uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão que tem como missão oferecer educação profissional e tecnológica de qualidade para a formação de cidadãos críticos e socialmente responsáveis. Já a ITV é uma associação privada sem fins lucrativos criada pela Vale com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, incluindo a mineração, a siderurgia e a logística.

Com a assinatura do protocolo de intenções, IFPA e ITV se comprometem a desenvolver projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão, além de compartilhar recursos e infraestrutura para a realização desses projetos. As diretrizes gerais listadas abaixo:

1. Intercâmbio de informações e publicações, incluindo o intercâmbio entre as bibliotecas das respectivas instituições;
  2. Intercâmbio de pessoal docente e pesquisadores para participar em cursos oferecidos nas respectivas instituições;
  3. Intercâmbio de estudantes entre ambas as instituições;
  4. Desenvolvimento ou participação em eventos institucionais, como seminários, palestras ou simpósios;
  5. Desenvolvimento de estudos conjuntos de pesquisa(s);
  6. Desenvolvimento de programas e planos de estudo conjuntos;

O acordo entre IFPA e ITV representa um importante passo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação na região, e reforça o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Participaram da cerimônia de assinatura a Diretora Geral do Campus Parauapebas do IFPA, Prof.ª Vanessa Moreno, e o Diretor Científico do ITV Mineração, Prof. Amilton Sinatora. Esta colaboração conta com o apoio da Gerência Executiva Serra Norte da Vale, representada pelo Sr. João Falcão.