Público-alvo
O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPA tem como público-alvo os estudantes que apresentam condições que demandam apoio especializado para garantir o acesso, permanência e êxito em sua trajetória acadêmica. Segundo o Art. 8º da Resolução CONSUP/IFPA Nº 847/2022, são considerados público-alvo:
- Pessoas com Deficiência: indivíduos com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental, sensorial ou psicossocial.
- Pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento: estudantes com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento das relações sociais, comunicação ou movimentos repetitivos (estereotipias).
- Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): indivíduos com dificuldades significativas na comunicação, interação social e uso da imaginação.
- Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação: aqueles com potencial elevado em áreas específicas, como intelectual, artística, criativa, cinestésico-corporal ou liderança.
- Pessoas com Distúrbios de Aprendizagem: indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento que impactam habilidades específicas, como leitura (dislexia), escrita (disgrafia, disortografia) ou matemática (discalculia).
- Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas de caráter temporário ou intermitente: indivíduos que enfrentam barreiras temporárias devido a condições físicas, mentais, sensoriais ou sociais, como acidentes, depressão ou luto.
Temos 115 visitantes e Nenhum membro online
Redes Sociais