Página inicial > Últimas Notícias > Edital nº 005/2023 - Auxílio Apoio Pedagógico Participação em Eventos

Edital nº 005/2023 - Auxílio Apoio Pedagógico Participação em Eventos

• Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 18h32
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h17

Editais:

Edital nº 005/2023

Resultado Final - JIFs

Resultado Final - Jornada de Foguetes - 2023

Resultado Final - Olimpíadas de Geografia

Resultado Final - SICTI

Resultado Final - SICTI - Retificado

Erratas

Errata 01 - CRONOGRAMA

Errata 02 - CRONOGRAMA

Demais documentos:

Arquivos do Edital

A Diretora Geral Substituta do Campus Parauapebas, nomeada pela Portaria 700/2022/GAB-DOU de 19 de abril de 2022, anunciou hoje o edital de apoio à participação de estudantes em eventos técnicos, científicos, esportivos e culturais. A iniciativa, em conformidade com o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que estabelece o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e a Resolução nº 08/2020 - CONSUP, tem como objetivo oferecer suporte aos estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados nos cursos técnicos de nível médio e superiores de graduação.

De acordo com o edital, o apoio pedagógico para participação nos eventos poderá ser acumulado em até dois eventos por ano, desde que sejam de naturezas diferentes. No caso dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que possuem etapas estaduais e nacionais, os estudantes poderão receber mais de um auxílio para eventos do mesmo tipo. No entanto, atividades curriculares, como semanas acadêmicas, saídas de campo e visitas técnicas promovidas pelos docentes ou técnicos administrativos do curso, não serão contempladas por este edital.

A participação nos eventos técnico-científicos deve estar relacionada à área de estudo do aluno, e a seleção dos beneficiados será feita com base na análise socioeconômica, considerando o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Estudantes com idade inferior a 18 anos deverão ser acompanhados por um servidor designado pelo Diretor Geral do Campus, sendo que as despesas com diárias e passagens desse servidor serão de responsabilidade exclusiva do Campus.

Todos os estudantes contemplados com os auxílios previstos no edital deverão assinar um termo de compromisso. Caso o estudante seja menor de idade, o termo deverá ser assinado também por seu responsável legal. Além disso, é obrigatória a apresentação de um Termo de Autorização de Viagem, assinado pelo responsável legal, no caso de estudantes menores de 18 anos.

O edital também estabelece os requisitos para a inscrição, como a matrícula regular em um curso técnico de nível médio ou curso superior (graduação). Os auxílios concedidos serão divididos em três modalidades: eventos técnico-científicos, eventos esportivos e eventos culturais. O apoio financeiro será fornecido por meio de auxílio-inscrição, auxílio-despesa (alimentação e hospedagem) e auxílio-transporte, de acordo com os valores estipulados no edital.

Os estudantes interessados em solicitar o auxílio deverão realizar as inscrições no sistema SIGAA, no período de 23 de maio de 2023 a 30 de novembro de 2023.

Para mais informações acesse o edital e saiba sobre os critérios de seleção ou entre em contato com o Setor de Assistência Estudantil.