Página inicial > Biblioteca > Sem Categoria > Serviços - Biblioteca

Serviços - Biblioteca

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 15h57 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 13h05 | Acessos: 3676

Principais serviços disponibilizados:

• Consulta local;
  • Declaração de Nada Consta;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Gerador de ficha catalográfica;
  • Orientação ao usuário quanto à recuperação da informação;
  • Acesso à internet, com fins exclusivos de pesquisa e/ou estudo;
  • Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES;

Declaração de Nada Consta

A declaração de nada consta é expedida quando o usuário está com a situação regular na Biblioteca, ou seja, sem materiais emprestados. A solicitação deve ser feita por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Basta informar o nome completo e o número da matrícula do solicitante.

Elaboração de ficha catalográfica

A ficha catalográfica é um elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos. Deve conter a descrição bibliográfica de uma obra, reunindo os elementos fundamentais para permitir a sua rápida identificação e recuperação a partir de um sistema de indexação. A ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto do trabalho.

A ficha catalográfica poderá ser solicitada por e-mail, para isto, é necessário enviar a versão final do trabalho acadêmico (trabalho de conclusão de curso/dissertação/tese entregue para homologação).

Considerando que o IFPA Campus Parauapebas possui cursos de graduação e pós-graduação, no qual é obrigatório a ficha catalográfica, foi pensada na implantação de um sistema gerador da ficha catalográfica, facilitando o pedido e o tempo dos usuários, além de dar autonomia aos mesmos. O sistema possui os campos obrigatórios e necessários para recuperação do trabalho dos usuários e caso o mesmo tenha dúvidas na geração da ficha, pode entrar em contato com a Biblioteca do campus.
A implantação do sistema de ficha catalográfica foi uma idealização da Bibliotecária Suellen Souza, que atualmente está em outra instituição e contou com a contribuição e toda a parte técnica do servidor Sálvio Araújo, Chefe do Setor de Tecnologia da Informação que disponibilizou seus conhecimentos e se disponibilizou a implantação do gerador no campus. Os trabalhos foram continuados pela Bibliotecária Iasmin Calandrine para a disponibilização onde foram feitos vários testes e correções.
O campus teve parceria com a Universidade Federal do Pará - UFPA, que após contato, disponibilizou o acesso ao código fonte do sistema de ficha catalográfica que é utilizado na mesma, após o acesso foi realizada as adaptações para a realidade e necessidade do IFPA Campus Parauapebas.

ATENÇÃO: Solicitar somente quando o trabalho estiver finalizado, sem mais alterações a fazer.

Portal CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

No campus você não precisa usar senha, pois os ips já estão cadastrados, porém se precisar usar em casa ou em outro lugar fora da instituição é necessário entrar pelo CAFE (vide Manual de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES via CAFE).

Na opção de selecionar instituição, pesquise por IFPA e depois em enviar. Vai abrir página para login, para alunos será matrícula e senha do SIGAA, para servidores nome.sobrenome e senha padrão que utilizam nos outros serviços do IFPA.

Consulta às normas ABNT:

PASSO A PASSO PARA CONSULTA ÀS NORMAS DA ABNT

Consulta ao catálogo Pergamum e renovação de empréstimo de livros:

GUIA PARA ACESSO AO CATÁLOGO PERGAMUM